Regulamento

1) A V ROTA DE SOUTO é uma prova de BTT, e é uma organização da Associação RodaSouto Team com o apoio da Junta de Freguesia de São Miguel de Souto e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

2) As inscrições serão efectuadas online através do site http://rotadesouto.com ou através do email: rotadesouto@gmail.com

3) A prova terá lugar na vila de São Miguel de Souto no dia 16 de Julho de 2017, estando a sua partida agendada para as 9h no Largo da Junta de Freguesia.

4) A prova está aberta a participantes de ambos os sexos desde que maiores de 16 anos. Aos menores de 18 anos será exigido um termo de responsabilidade que deverá ser preenchido e assinado pelo encarregado de educação. Todos os participantes devem ser responsáveis pela sua saúde, devendo os mesmos ter consciência de que não exista nenhum factor clínico que os impeça de praticar exercício físico ou qualquer outro desporto. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que ocorra nesse âmbito.

5) A partida e chegada terá lugar no Largo da Junta de Freguesia de São Miguel de Souto. Os banhos serão nas instalações do Clube Desportivo Soutense. O secretariado funcionará no dia da prova.

6) HORÁRIOS:

* 7h30m / 8h45m – Secretariado (Junta de Freguesia)

* 8h30m – Benção das Bicicletas

* 9h00m – Partida (Junta de Freguesia)

* 12h30m – Entrega de prémios e lembranças

* 13h00m – Almoço convívio e tarde recreativa

7) O evento terá a extensão de 40 km e rondará por trilhos e estradas rurais de S. Miguel de Souto e Santa Maria da Feira. O trânsito estará aberto à circulação de outros veículos pelo que todos os atletas deverão respeitar o código da estrada apesar de que, todos os cruzamentos estarem vigiados. O percurso estará sinalizado com fitas sinalizadoras assim como pessoal devidamente identificado em toda a sua extensão. Nos cruzamentos importantes estará sempre pelo menos uma pessoa da organização.

8) É obrigatório o uso do capacete. Será inviabilizado o controle zero a quem não se apresentar com o capacete, bem como o respectivo dorsal.

9) Existirão 2 abastecimentos sólidos e líquidos durante o trajecto.

10) As inscrições serão efectuadas unicamente no site. Serão validadas após pagamento por referência multibanco.

11) O preço de inscrição na prova é de €10,00 (dez euros). O almoço tem um custo de €5 (cinco euros) para atletas e acompanhantes. Para menores de 8 anos será grátis.

12) Os dorsais são personalizados até uma semana antes do fecho das inscrições – 10 Julho. Todas as inscrições feitas após esta data não terão dorsais personalizados. Todos os dorsais terão um número de telemóvel da organização destinado a assistência médica ou recolha de participantes em caso de desistência. Aconselha-se todos os participantes a levarem telemóvel.

13) Além do controle zero, será efectuado mais controles durante a extensão da prova. Se algum participante falhar algum controle, poderá prosseguir a prova, não contando no entanto, para a classificação geral. Para esta classificação será necessário os atletas possuírem TODOS os controles efectuados no seu dorsal.

14) Para a classificação geral além do tempo oficial, existirão prémios simbólicos para as seguintes categorias: FEMININOS (classificação sem escalão); MASCULINOS: JÚNIOR (para atletas com idade compreendida entre 16 e 18 anos até Dezembro de 2017); ELITES (para atletas com idade compreendida entre 19 e 29, inclusive, em Dezembro de 2017); MASTERS A (para atletas com idade compreendida entre 30 e 39, inclusive, em Dezembro de 2017); MASTERS B (para atletas com idade compreendida entre 40 e 49, inclusive, em Dezembro de 2017; MASTERS C (para atletas com idade igual ou superior a 50 anos em Dezembro de 2017; ATLETA MAIS NOVO, ATLETA MAIS VELHO, EQUIPA MAIS NUMEROSA.

Haverá prémio para os três primeiros classificados da geral independentemente da categoria.

15) A entrega dos trofeus terá lugar sensivelmente pelas 12h30m junto à chegada na meta.

16) Todos os atletas estão a coberto da apólice de seguro de Acidentes Pessoais da companhia seguradora do evento com o numero 888371536. A Organização não é responsável pela franquia. Todos os comportamentos anti-desportivos estão excluídos desta apólice.

17) Todo o comportamento anti-desportivo, nomeadamente aquele que seja atentatório para a saúde da pessoa envolvida e/ou de outros atletas implicará automaticamente a desclassificação do(s) atleta(s) envolvido(s).

18) Proteja a natureza. Será igualmente considerado comportamento anti-desportivo todo aquele que vá contra o bem-estar e a natureza do evento, nomeadamente o atirar de beatas, resíduos sólidos e/ou líquidos para o chão.

19) A organização reserva-se o direito de alterar o trajecto do percurso caso haja motivos que o justifiquem ou ponham em causa a saúde dos participantes.

20) A utilização de qualquer aparelho auxiliar (motores, baterias, etc) à locomoção das bicicletas, incorrerá na desclassificação.

21) Os casos omissos serão julgados pela organização.